Muitas pessoas hoje na hora de uma apresentação preferem enrolar, para passar que realmente sabe do assunto, o problema é que nessa enrolação o sujeito fica nervoso, gagueja e desencadeia problemas ao se comunicar.
Por isso escolha sempre ser o mais objetivo possível. É melhor poucas palavras e abordando todo o assunto do que aquele discurso que remete a mesma coisa várias vezes.
Muita gente, quando se falava sobre faladores, sobre sofistas, aquelas pessoas que não estão preocupadas com a verdade, com os fatos, elas embromam, conhece esse termo, aqui no Ceará é muito comum, embromar, embromar é enrolar…
Isso é falar muita coisa e não falar nada, porque o discurso tem que ter um objetivo final bem definido, o quê que eu quero com esse discurso, o quê que eu quero com aquilo que eu estou produzindo, os sons que eu estou dizendo.
Então você lembra pra ter sucesso na comunicação são três colunas? É um tripé, tripé equilibrado, como é esse tripé, você tem que trabalhar a sua postura e postura é tudo que você põe em você.
É do seu cabelo à suas mãos, dos seus olhos à sua voz, a sua expressão de alegria, de sucesso, de felicidade, de estar ali, isso tudo a gente treina, você entende isso que eu estou te dizendo? Postura é treinada, o sorriso, os gestos e os demais elementos que compõe um discurso.
Ás vezes você vê um orador desses, desses que vendem seminários e são fraudulentos, que ele está todo tempo falando a mesma coisa e você fica assustado como ele é tão rápido, tão seguro naquilo que ele faz, é porque ele faz isso tempo todo.
O mesmo curso que ele deu no Maranhão ele dá nos Ceará, que vai dá em Belém, que vai fazer no Rio de Janeiro, que vai lá pra Orlando, vai lá pra Portugal, então aquilo tudo fica impregnado dentro dele.
Ele sabe o que fazer com aquilo, cada reunião, cada ministração e agora todo mundo está usando as mídias sociais pra dizer o que já disse, de maneira que aquilo vai ficando praticamente dentro da carne dele, dentro do cerne, não tem como ele fugir disso, mas tem uma coisa que às vezes falta, é um objetivo final bem definido.
Uma coisa eu tenho observado nos muitos cursos e treinamentos que eu vejo, o pessoal tem um desejo direto em ganhar dinheiro, você dirá, “Orlando, você não quer ganhar dinheiro? Não quer vender? Não quer produzir? Não quer ficar milionário?”, sim, eu quero fazer isso, mas não é o meu objetivo principal.
Meu objetivo principal é levar pra você uma boa informação, uma boa mensagem, mostrar pra você que é possível. Então o verdadeiro curso, o verdadeiro treinamento é aquele que faz com que você se torne como aquele que está ensinando.
O verdadeiro mestre é aquele que busca discípulos, e o discípulo encontra o mestre quando ele está pronto para aprender. Então nós precisamos mudar essa métrica, é por isso que eu não quero em nenhum momento dá palavras mágicas ou mostrar que eu sou muito competente falando em público, não!
Isso no momento não é o meu mote, eu não quero mostrar pra você que eu sou excelente, eu quero mostrar pra você que qualquer pessoa, baixinha ou alta, com muita cultura ou com cultura resumida, com muito dinheiro ou sem dinheiro, se esforçar, se treinar, se praticar irá obter êxito.
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS:
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/cursosoratoria/?hl=pt-br
FACEBOOK: https://www.facebook.com/CursosporOrlandoJR
YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCv2vAwHGeUzSqRttUkTzVKg